sexta-feira, 27 de maio de 2011

Nordeste Brasileiro

Energia do Produtor

Biodigestores-NE

No Nordeste Brasileiro, a ovinocaprinocultura (criação de bodes e carneiros) é uma importante atividade socioeconômica e tem como característica a produção em pequenas propriedades familiares. Pensando na melhoria da qualidade de vida desses pequenos produtores do semiárido, a CARE Brasil desenvolveu o projeto Energia do Produtor, uma ideia simples, de transferência de tecnologia social sustentável a famílias de baixa renda, mas que promove uma transformação muito positiva do meio rural.

Trata-se da instalação de biodigestores, que convertem o esterco animal das criações em gases e energia, trazendo melhorias em saneamento, benefícios econômicos, com a geração de energia própria e a venda de biofertilizantes, e ambientais, com a redução da emissão de gases de efeito estufa-GEE, diminuição da derrubada da caatinga e a prevenção de possíveis impactos ambientais negativos frequentemente causados por esses resíduos, como a contaminação de animais e a poluição de águas superficiais e subterrâneas.

Em 2010, a CARE Brasil instalou cinco biodigestores no Piauí, com a participação ativa dos beneficiários. As comunidades aprendem a construir e instalar o biodigestor, para depois disseminar a tecnologia social, e precisam apenas fazer o manejo correto e dar o destino certo ao subproduto.

Fogão aceso com gás proveniente do biodigestor

Os resultados do projeto piloto incluem a economia de cerca de R$ 40 mensais, por produtor, com a utilização do biogás para cozinhar. Além disso, a venda de biofertilizantes pode representar a maior renda gerada pelo biodigestor. Em pleno funcionamento, um biodigestor produz 100 litros diários de biofertilizante. O retorno financeiro total, que possibilita melhoria da condição social das famílias, é estimado em R$13.000/ano, com o uso do biogás e a venda do fertilizante.

O modelo de biodigestor utilizado pela CARE Brasil é o modelo indiano, que prevê abastecimento diário com matéria orgânica, com fornecimento também diário de gás e fertilizante. É de fácil construção e possibilita menor perda durante o processo de produção do gás, já que utiliza um gasômetro que desloca-se verticalmente quando o volume de gás aumenta.

"O projeto que a CARE Brasil desenvolve é específico para agricultores familiares criadores de caprinos e ovinos, com rebanho de no mínimo 50 cabeças. O grande segredo é o dimensionamento específico dos biodigestores, isso é o que vai definir o orçamento e o projeto em si", afirma o analista de programas da CARE Francisco Barreto Júnior.

Se você tem interesse em desenvolver um projeto com esse perfil em sua região, entre em contato conosco pelo canal comunicacao@br.care.org.

Fonte: CARE.

,

Nenhum comentário: